NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#Melhoria 05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Empreendedorismo Há 155 dia(s)

PRORROGAÇÃO ATÉ 1° DE AGOSTO

O Domicílio Eletrônico, ou DE, é uma ferramenta do governo que serve como um canal oficial de comunicação.

#Infraestrutura Há 158 dia(s)

IPTU 2024 - ACESSE AQUI

IPTU 2024: Desconto de 10% para pagamento à vista até 30/08/2024. Parcelamento em até quatro vezes para valores acima de R$ 200,00.

#MeioAmbiente Há 182 dia(s)

Entrega da Premiação da Gincana Ambiental Escolar

Entrega da Premiação da Gincana Ambiental Escolar

#Esporte Há 211 dia(s)

I Circuito de Beach Tennis de Tabuleiro do Norte

Registros do I Circuito de Beach Tennis de Tabuleiro, um sucesso absoluto

#Empreendedorismo Há 218 dia(s)

SALA DO EMPREENDEDOR ITINERANTE NO DISTRITO DE OLHO D'ÁGUA DA BICA

SALA DO EMPREENDEDOR ITINERANTE NO DISTRITO DE OLHO D'ÁGUA DA BICA

#Empreendedorismo Há 218 dia(s)

Participação no I Encontro Regional da Rede de Agentes de Desenvolvimento do Vale do Jaguaribe em 2024

Participação no I Encontro Regional da Rede de Agentes de Desenvolvimento do Vale do Jaguaribe em 2024

#Educação Há 225 dia(s)

BLITZ EDUCATIVA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

O NAPS e Secretaria de Educação realizaram hoje, dia 11, blitz educativa no centro da cidade, marcando o Abril Azul com a conscientização sobre o autismo

#Empreendedorismo Há 226 dia(s)

Palestra Empreendedorismo Feminino

Como formalizar seu negocio e conhecendo o microcrédito

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito